sábado, 12 de setembro de 2009

Formatura do Proerd em Pombal

















Sexta feira, dia 11/09/2009, foi realizada a primeira formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência), com os alunos do 5º e 7º ano da Escola Estadual João da Mata. O Evento realizou-se na Escola Monsenhor Vicente Freitas. Concluíram o curso 85 alunos distribuídos em 3 turmas; um 5º ano e dois 7º. Cada aluno recebeu uma camiseta e um boné, além de certificado do curso. Esse programa é uma parceria da Polícia Militar, família e escola, com o intuito de deixar as crianças longe das drogas.
O Proerd é um curso ministrado em escolas públicas, no 5º e 7º ano do ensino fundamental, ministrado por policiais capacitados para tratarem da problemática das drogas e da violência. Na ocasião estavam presentes a Professora Raudilene, representando à senhora Socorro Pinto, diretora da 10ª Gerência de Educação e Cultura do Estado, a senhora Maria Do Socorro De Souza Fernandes Diretora da Escola João da Mata, o instrutor Proerd SD Evandro, Sargento Marques, assessores do Deputado Estadual DR. Verissinho, além de pais de alunos e professores.
É grande a importância desse programa, pois de uma maneira descontraída mostra as crianças conseqüências negativas das drogas, mostrando também, alternativas positivas de vida.
O Proerd é um curso ministrado em escolas, para tratarem das problemáticas das drogas e da violência e tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro; sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.